Diante do aumento de registros do peixe-leão no litoral baiano, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), participou nesta quarta-feira (3) do Curso de Manejo Seguro do Peixe-Leão na Bahia. Ministrada pelo professor Cláudio Buia, da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), a capacitação ocorreu na sede da Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador.
O treinamento reuniu técnicos da SEMMA e o presidente da Colônia de Pescadores Z-57 em Buraquinho, Anderson Freire. A iniciativa visa conter o avanço do peixe-leão — espécie exótica invasora de alta voracidade e sem predadores naturais no ecossistema local, o que representa séria ameaça à biodiversidade marinha da costa de Lauro de Freitas.
Durante a formação, foram apresentados protocolos de identificação biológica, métodos de monitoramento contínuo e técnicas para remoção e manejo seguro do animal, que possui espinhos venenosos. A bióloga da SEMMA, Maíra Azevedo, enfatizou que a integração com a comunidade pesqueira é estratégica, apontando os pescadores artesanais como aliados fundamentais na identificação precoce da espécie.
A partir da parceria entre gestão pública, comunidade acadêmica e pescadores, o município iniciará o planejamento de ações de educação ambiental, sensibilização de trabalhadores do mar e banhistas, além de estruturar o fluxo de notificações para a captura e o descarte correto do peixe.
Orientações e Primeiros Socorros
A recomendação para quem avistar o peixe-leão é não manuseá-lo sem equipamentos de proteção adequados e acionar imediatamente os órgãos ambientais locais.
Em caso de acidente com os espinhos venenosos, a equipe do Salvamento Aquático (Salvamar LF) orienta:
-
Retirar a vítima imediatamente da água para evitar o risco de afogamento.
-
Remover com cuidado eventuais fragmentos superficiais dos espinhos para diminuir a ação do veneno.
-
Lavar o local atingido com água e sabão.
-
Procurar atendimento médico imediato se houver sintomas graves, como tonturas ou desmaios.







