Acesse a Página do Participante, utilizando o login único da plataforma gov.br.
As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 foram aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro à mais de 3,9 milhões de pessoas participaram do certame.
De acordo com o Ministério da Educação (MEC), as notas dos chamados treineiros – candidatos que participaram do exame em busca de autoavaliação, sem concorrer às vagas – serão divulgadas somente em março. Já o espelho com a avaliação das redações será disponibilizado em 90 dias.
Além de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica, o Enem é a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Os resultados também são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
A divulgação das notas dos treineiros foi adiada em relação ao cronograma original, que previa a publicação dos resultados em janeiro. O MEC não informou o motivo do atraso.
O Enem é um exame obrigatório para os estudantes que concluíram o ensino médio em 2023. Os participantes podem usar as notas do exame para concorrer a vagas em universidades públicas e privadas, por meio do Sisu, do Prouni e do Fies.
O exame também é utilizado para o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que avalia a qualidade da educação básica no Brasil.
As provas do Enem 2023 foram aplicadas em 174 cidades brasileiras e em 11 cidades estrangeiras. O exame foi organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).