O novo salário mínimo de R$ 1.412 entra em vigor nesta segunda-feira (1º). O valor foi definido pelo governo federal em janeiro deste ano e representa um aumento de 10,18% em relação ao mínimo de R$ 1.212 pago em 2022.
O reajuste do salário mínimo é feito anualmente com base na inflação do ano anterior, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC). O INPC de 2021 foi de 10,06%, mas o governo federal decidiu aplicar um aumento maior para compensar a perda de poder de compra dos trabalhadores.
O salário mínimo é o piso salarial para todas as categorias de trabalhadores no Brasil. O valor é usado como referência para o cálculo de outros benefícios, como o seguro-desemprego, o abono salarial e o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
O aumento do salário mínimo também tem impacto na economia, já que aumenta o poder de compra dos trabalhadores e estimula o consumo. O governo federal espera que o aumento do salário mínimo contribua para a recuperação da economia após a pandemia de Covid-19.