Cerca de seis horas dentro de uma mata fechada foi o tempo necessário para equipes da 28ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM/Ibotirama) descobrirem uma plantação de 90 mil pés de maconha, encontrada às margens do Rio São Francisco, num povoado do município de Muquém do São Francisco, no Oeste do estado. Toda a roça foi erradicada.
Equipes do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) receberam denúncias anônimas sobre a presença de um homem suspeito pela região. Durante as buscas, novas informações apontavam que em uma localidade conhecida como Povoado de Pedrinhas, zona rural do município, haveria o cultivo da erva.
“Utilizamos uma embarcação cedida por um morador da região, atravessamos o rio e entramos no matagal às 6h da manhã. Por volta do meio dia, conseguimos encontrar o plantio com pés de diferentes tamanhos”, contou o subcomandante da unidade, tenente Virgílio Oliveira.
Os policiais também destruíram um acampamento improvisado pelos donos do cultivo. Uma amostra do material foi encaminhada para a Delegacia Territorial (DT) de Ibotirama e o restante foi incinerado.
Fonte: Ascom / Rafael Rodrigues