Começa nesta terça-feira (19) a sétima edição do Fórum de Direitos das Pessoas com Deficiência e Idosos de Lauro de Freitas. O evento, que termina na quarta-feira (20) será realizado no auditório da Unime, no Centro, a partir das 13h.
O fórum é uma iniciativa conjunta entre o Movimento Municipal de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas, o Departamento de Inclusão PcD da Secretaria Municipal de Educação de Lauro de Freitas (SEMED) e o Conselho Municipal de Educação.
Durante os dois dias de evento, será apresentada a proposta participativa da Política Pública para a Educação Inclusiva em Lauro de Freitas, que deverá servir de parâmetro tanto para as escolas da rede municipal quanto da iniciativa privada.
“É papel da educação contribuir para uma mudança de atitude da população em relação às pessoas com deficiência, que são importantes e capazes de contribuir com nossa sociedade”, afirma a titular da SEMED, secretária Vânia Galvão.
A diretora do Departamento de Inclusão PcD da SEMED, Miliane Vieira, avalia que compete à rede de ensino adotar como princípio o reconhecimento da diferença como característica inerente ao ser humano.
“Os fóruns preconizam a construção de políticas públicas para este público-alvo, uma vez que é nosso compromisso priorizar princípios que pautam uma sociedade justa e igualitária de modo a fortalecer a dignidade humana”, afirma Vieira.
Além de participar do fórum presencialmente, o público terá a opção de assistir pelo Google Meet (https://meet.google.com/xat-mxvx-efm) ou pelo YouTube (https://youtube.com/channel/UCHv3AfF9ofEOCFgQ4jD7btA).
Para participar do fórum, que é aberto ao público, é preciso fazer a inscrição – limitada a 150 vagas – no local do evento ou pelo link abaixo:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfaFRBYDdP9Hnac6ZbDM3fIOi2ZDgx0OstoeEaxKsa13u2fGw/viewform