• Landing Page
    • Política de Privacidade
    • Login
    Upgrade
    Ipitanga
    Advertisement
    • Home
    • RMS
    • Em alta
    • Polícia
    • Bahia
    Sem Resultado
    Ver Todos Resultados
    • Home
    • RMS
    • Em alta
    • Polícia
    • Bahia
    Sem Resultado
    Ver Todos Resultados
    Ipitanga
    Sem Resultado
    Ver Todos Resultados
    Home Brasil

    Depois de dois anos, cidades voltam a celebrar Semana Santa

    Neste ano, igrejas terão missas e encenações da Via Sacra

    por Ipitanga
    abril 14, 2022
    no Brasil, Em alta
    Depois de dois anos, cidades voltam a celebrar Semana Santa

    Com o controle da pandemia de covid-19 e o aumento do número de pessoas vacinadas em todo o país, várias cidades retomaram neste ano as celebrações da Semana Santa. Depois de dois anos sem eventos presenciais, a população poderá assistir missas e encenações da Via Sacra, além de procissões e outros eventos religiosos.

    Alguns dos principais roteiros da fé católica estão abertos à população nesta semana. Entre eles estão o Santuário de Aparecida, no estado de São Paulo; a Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, em Belém (PA), e o Santuário de Bom Jesus da Lapa, na Bahia.

    Santuário de Aparecida

    Uma das celebrações mais populares da fé católica, a programação de Semana Santa do Santuário Nacional de Aparecida também está de volta após dois anos de participações restritas devido à pandemia. A Missa do Crisma ocorre nesta quinta-feira de manhã. À noite, haverá missa, no Altar Central, seguida de vigília até a meia-noite. Amanhã de manhã ocorre a Via Sacra. Neste ano, o rito de encenação das 14 estações da Paixão de Cristo em Aparecida levará a reflexões sobre a paz mundial.

    “O Santuário, juntamente com as igrejas do Brasil, novamente se enche de esperança para acolher, com muita alegria, os romeiros e devotos de Nossa Senhora para as celebrações desta Semana Santa. A expectativa é que possamos acolher a todos os peregrinos que visitarão a Basílica ao longo semana. Claro, ainda em proporções menores aos anos antes da pandemia”, disse o padre Diego Antônio, prefeito da igreja.

    Morro da Capelinha

    Em Brasília, a tradicional Via Sacra do Morro da Capelinha está de volta. A dramatização da morte e ressurreição de Jesus Cristo, encenada próximo à cidade de Planaltina (DF), completa 49 anos em 2022. A estimativa do governo do Distrito Federal é que cerca de 100 mil pessoas se desloquem, no dia 15 de abril, para o Morro da Capelinha.

    “Será um momento de exaltação à fé e de renovar esperança na volta à normalidade. Nossas tradições religiosas e culturais permaneceram inabaláveis e agora voltam com toda energia, criando um clima de grande expectativa no segmento da economia criativa”, destaca o secretário de Cultura e Economia Criativa do DF, Bartolomeu Rodrigues.

    A Paixão de Cristo no Morro da Capelinha está marcada para as 15h desta sexta-feira (15). O local terá espaço para que pessoas com deficiência possam acompanhar a encenação presencial. O evento também será transmitido pelo canal do Grupo Via Sacra no YouTube.

    Caminhada em Trindade

    A população de Trindade (GO) e turistas poderão acompanhar a Caminhada de Fé, encenação da Paixão de Cristo, ao longo da GO-060, a Rodovia dos Romeiros. A apresentação contará com 300 atores do Grupo Desencanto de Teatro e terá início às 7h de sexta-feira. Serão sete painéis ao longo da caminhada, entre eles cenas de Maria Madalena, dos discípulos e da conspiração contra Jesus. Ao final, no sétimo painel, a crucificação de Jesus e dos dois ladrões.

    Antes da Caminhada, porém, haverá missas, procissões e a adoração do Santíssimo. Para sábado (16) estão programadas confissões e missas, além de celebrações das Dores de Maria e de vigílias pascais em diferentes igrejas. No Domingo de Páscoa estão marcadas missas no Santuário Basílica, na Matriz, Igreja do Santíssimo Redentor, Carmelo da Santíssima Trindade e na Vila São Cottolengo.

    Basílica de Nossa Senhora de Nazaré

    A programação da Semana Santa em Belém está concentrada na Basílica Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, local de uma das maiores romarias do Brasil, o Círio de Nazaré, realizado anualmente no segundo domingo de outubro. Em seu site oficial, a administração da basílica destacou o retorno da população às atividades presenciais.

    “Após dois anos consideravelmente difíceis, este período de suma importância poderá ser vivenciado em sua totalidade, tal como se é necessário, por isso, os Padres Barnabitas convidam todos os fiéis a participarem, na Basílica Santuário de Nazaré e comunidades paroquiais, da programação da Semana Santa”.

    A programação em Belém inclui a Via Sacra dos Padres Barnabitas, às 9h; celebração da Paixão do Senhor, às 15h; procissão do Senhor Morto, às 18h; e Via Sacra na Praça Santuário, às 19h.

    Procissão do Fogaréu

    Na Cidade de Goiás (GO), a tradicional Procissão do Fogaréu também está confirmada após dois anos sem ocorrer, devido à pandemia. A celebração começou no fim da noite de ontem (13). “É muito importante resgatar nossas raízes e celebrar a saída de um período de dificuldades”, afirmou o secretário de Cultura do estado, César Moura.

    A Procissão do Fogaréu, realizada há 277 anos, representa a perseguição e prisão de Jesus Cristo pelos soldados romanos e faz parte das celebrações da Semana Santa. A apresentação ocorre sempre à meia-noite da quinta-feira santa, quando tambores anunciam a chegada de farricocos vestidos com túnicas coloridas e chapéu simbolizando os soldados.

    Bom Jesus da Lapa

    No Santuário de Bom Jesus da Lapa (BA), fiéis de várias partes do país também acompanham as celebrações. O último domingo (10) foi marcado pela Procissão de Ramos, seguida da Santa Missa, que contaram com presença maciça de fiéis. A gruta de Nossa Senhora da Soledade ficou cheia. Todos os presentes usavam máscaras.

    A Via Sacra em Bom Jesus da Lapa começa cedo amanhã, às 5h30, com celebrações ao longo do dia. A encenação da Paixão de Cristo está marcada para as 19h. As celebrações do Santuário serão transmitidas pela TV Bom Jesus, Rádio Bom Jesus FM, TV Pai Eterno e TV Aparecida.

    Da Agência Brasil

    Compartilhe isso:

    • Twitter
    • Facebook

    Curtir isso:

    Curtir Carregando...

    RelacionadoPostagens

    Brasil terá 7 árbitros na Copa do Catar
    Brasil

    Brasil terá 7 árbitros na Copa do Catar

    por Ipitanga
    maio 19, 2022
    Inscrições para o Enem 2022 terminam no sábado
    Brasil

    Inscrições para o Enem 2022 terminam no sábado

    por Ipitanga
    maio 16, 2022
    Saúde cria sala de situação para monitorar hepatite aguda em crianças
    Brasil

    Saúde cria sala de situação para monitorar hepatite aguda em crianças

    por Ipitanga
    maio 15, 2022
    Exploração do trabalho escravo aumenta no Brasil
    Brasil

    Exploração do trabalho escravo aumenta no Brasil

    por Ipitanga
    maio 12, 2022
    Senado aprova aumento de gastos com publicidade de governos
    Brasil

    Senado aprova aumento de gastos com publicidade de governos

    por Ipitanga
    maio 11, 2022

    Premium Content

    SindilimpBA faz balanço de 2021 e quer avanço nos acordos coletivos das categorias em 2022

    SindilimpBA faz balanço de 2021 e quer avanço nos acordos coletivos das categorias em 2022

    janeiro 4, 2022
    Matrícula para cursos do Programa Educar para Trabalhar será realizada até domingo (7)

    Matrícula para cursos do Programa Educar para Trabalhar será realizada até domingo (7)

    novembro 3, 2021
    SEC abre o Novembro Negro com debate sobre os 200 anos de Independência do Brasil, nesta segunda (8)

    SEC abre o Novembro Negro com debate sobre os 200 anos de Independência do Brasil, nesta segunda (8)

    novembro 6, 2021

    Browse by Tags

    bbb omnicron
    Ipitanga

    Rio Vermelho na línguas dos índios, Ipitanga. Imparcial e sem censura, da região metropolitana de Salvador, Bahia, para o mundo. "Ipitanga com você!"

    Learn more

      © 2022 Fábrica de Marketing - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

      Sem Resultado
      Ver Todos Resultados
      • Home
      • RMS
      • Em alta
      • Instagram

      © 2022 Fábrica de Marketing - Premium WordPress news & magazine theme by Jegtheme.

      Welcome Back!

      Login to your account below

      Forgotten Password?

      Retrieve your password

      Please enter your username or email address to reset your password.

      Log In
      %d blogueiros gostam disto: