Durante o evento de inauguração do novo Centro de Hemorragia Digestiva (CHD) do Hospital Geral Roberto Santos (HGRS), realizado na última segunda-feira (14), o fisioterapeuta coordenador do CHD, Sandro Suares, apresentou para a Secretária Estadual de Saúde, Adélia Pinheiro, a necessidade de implementação da Lei 14.231/2021 no estado.
Na oportunidade, Sandro Suares felicitou a Secretária de Saúde da Bahia pelos trabalhos à frente da pasta. O fisioterapeuta apresentou algumas demandas da categoria com destaque para a importância da adesão da Bahia à lei sancionada pelo Poder Executivo Federal, desde outubro de 2021. A lei federal integra os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais na estratégia de saúde da família no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).
“Meu intuito é apresentar essa lei para os gestores públicos para que eles façam a inserção desses profissionais na atenção primária a saúde. Hoje somos quase 20 mil profissionais na Bahia, então isso vai ampliar as oportunidades de emprego para os profissionais, além de ser de extrema importância para a população, que vai passar a possuir atendimento dessas categorias de grande valia para promoção a saúde, prevenção e reabilitação”, declarou Sandro Suares.
Muito receptiva, a nova dirigente da SESAB se comprometeu a agendar uma reunião para tratar dessa e de outras demandas de fisioterapeutas e de terapeutas ocupacionais da Bahia. De acordo com o parágrafo único do decreto, em cada estado, a lei precisa ser instaurada pelas Secretarias de Saúde de cada Estado apoiado nas necessidades de saúde da população.
ASSESSORIA
FISIOTERAPEUTA SANDRO SUARES
(71) 9 9999-1011