Entre terça-feira (19) e sexta-feira (22), é esperado que chuvas volumosas atinjam a maior parte da Região Nordeste, conforme previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As áreas mais afetadas pela chuva intensa devem ser o sul e centro-sul da Bahia, o centro e sul do Maranhão, e o Piauí, de acordo com o comunicado do órgão.
A ocorrência dessas chuvas está relacionada à circulação atmosférica em diferentes níveis, combinada com a presença de um Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) e um Sistema Frontal (SF) no sul da Bahia, no Oceano Atlântico.
Além disso, o aumento da umidade na região está associado à oscilação de Madden-Jullian, um fenômeno de variabilidade intrasazonal que provoca chuvas acima da média.
Segundo o Inmet, a chuva começará no sul da Bahia a partir de terça-feira, avançando para o interior do Nordeste e afetando quase toda a região, com maior volume durante a madrugada. A previsão indica que o período mais chuvoso deve se estender até sexta-feira. Em algumas áreas específicas, a precipitação pode ultrapassar os 100 milímetros (mm) em 24 horas, especialmente no litoral sul da Bahia.
O meteorologista do Inmet, Flaviano Fernandes, relatou que chuvas intensas já ocorreram na manhã de segunda-feira (18) no Ceará e no Piauí, devido à presença de sistemas vorticiclônicos em altos níveis. Ele também destacou que a frente fria associada a esses sistemas poderá causar mais chuvas não apenas no sul da Bahia, mas em toda a região Nordeste.
Fernandes enfatizou que todas as regiões do Nordeste, especialmente o interior, estão propensas a receber chuvas ao longo desta semana, sem descartar a possibilidade de o litoral leste e norte também serem afetados. Ele mencionou que chuvas mais significativas podem ocorrer, sobretudo entre o Rio Grande do Norte e a Paraíba, e que a chegada da frente fria no sul da Bahia pode resultar em chuvas mais intensas no Recôncavo baiano.
Com a informação da Agência Brasil