quinta-feira , 18 Janeiro 2018
Home / Lazer / TCA Instrumental estreia Verão Concertante no Palácio Rio Branco
TCA instrumental apresenta "Segundas Concertantes" na escola de dança da FUNCEB. Foto: Paula Fróes/GOVBA

TCA Instrumental estreia Verão Concertante no Palácio Rio Branco

Em celebração ao verão baiano, o grupo TCA Instrumental estreia o projeto ‘Verão Concertante’ para mostrar que a música orquestral combina com todas as estações. As primeiras apresentações serão no Palácio Rio Branco, no Centro Histórico de Salvador, sede da Secretaria de Cultura do Estado (Secult), nos próximos dias 8 (segunda) e 12 (sexta-feira), das 13h30 às 14h30.

Além de reunir peças de compositores dos cinco períodos da música clássica, o repertório incluirá canções que representam o carnaval e a temporada mais quente do ano. As sessões são abertas ao público, com entrada franca.

A execução do repertório será feita com mediação dos próprios músicos de orquestra, que falam do contexto de criação das obras, sua localização na história da música, sua importância criativa, além da descrição dos naipes e instrumentos. A iniciativa também se compromete a ocupar espaços alternativos às salas de teatro ou de concerto, no intuito de alcançar novas plateias e ir ao encontro das pessoas de forma próxima e acolhedora.

O TCA Instrumental é formado por oito músicos contratados pela Fundação Cultural do Estado (Funceb): Ana Zanata (violino), Antônio Amorim (violino), Daniel Aly (violino), Danilo Lopes de Oliveira (violino), Diogo Pimentel (violino), Rodolfo Lima (contrabaixo), Sandra Romero (oboé) e Stephan Sanches (trombone).

Repertório

O programa abrange a descrição e a execução de peças de grandes compositores característicos dos cinco períodos históricos em que a música ocidental se desenvolveu e expandiu por todo o mundo: Barroco, Clássico, Romântico, Moderno e Contemporâneo, incluindo a música brasileira.

Obras de mestres como Bach, Mozart, Tchaikovsky, Beethoven, Brahms, Stravinsky e os brasileiros Villa-Lobos e Luiz Gonzaga estão na lista, que soma ainda marchinhas de carnaval e músicas da Axé Music.

Fonte: Ascom/TCA

Comentários com Facebook

comentários

Sobre Ipitanga

Ipitanga, rio vermelho para os índios. RMS Notícias by Lauro de Freitas. Curta!

Veja Também

Vereador cobra gerência da Braspe: “Salários estão atrasados e nega reajuste”

O vereador e líder do PT na Câmara de Salvador, Luiz Carlos Suíca, saiu em ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *