sábado , 24 Fevereiro 2018
Home / RMS / Mata de São João / Parque Klaus Peters comemorou VI aniversário com passeios
Reprodução

Parque Klaus Peters comemorou VI aniversário com passeios

No último sábado, 23 de setembro, o Parque Klaus Peters comemorou seu IV aniversario com resultados que já apontam sua importância local e regional. São duas universidades realizando trabalhos de pesquisa com a fauna e flora da restinga, mais de 780 crianças contempladas em 2016 com as atividades de Educação e Informação Ambiental e 54 animais relocados ao longo de quatro anos sendo uma parte deles ameaçada de extinção.

Em comemoração ao aniversário foram apresentados os dois passeios ecológicos que vão ser realizados na Unidade de Conservação, um de canoa canadense e outro a cavalo.

O Passeio de canoa canadense é realizado na lagoa timeantube através de uma operadora de turismo local e tem duração de 90min incluindo uma trilha interpretativa na mata antes do retorno. Os passeios a cavalo ocorrem na área norte do parque e tb tem duração de 90min onde é possível apreciar a bela paisagem das dunas de restinga e chegar a lagoa da jauara.

O parque Klaus Peters abriga uma diversidade de espécies da fauna e flora ameaçada de extinção como a preguiça de coleira e o calango do abaeté e uma serie de orquídeas e bromélias endêmicas da região. Importante corredor ecológico o parque tem como principal objetivo manter essa área de restingas e lagoas preservadas além de servir de conexão entre outras manchas de vegetação que ocorrem na região.

Criado através da Lei Municipal nº. 367, de 12 de setembro de 2008, O Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte se inicia ao sul nos limites da lagoa em frente à Vila de Praia do Forte, e se estende por toda área úmida em direção norte, englobando as matas de restinga e ciliares das ilhas da Lagoa Timeantube até chegar às Dunas da Lagoa Jauara perto de Imbassai.

Após os passeios os participantes foram recebidos em um almoço no Polomar onde estiveram presentes autoridades municipais e empresários locais.

 

OBJETIVOS GERAIS DO PARQUE:

O Parque Natural Municipal da Restinga de Praia do Forte tem por objetivos gerais:

  • Proteger às áreas úmidas situadas no entorno das lagoas do Timeantube, Jauara e Jauarinha;

  • Preservar o sistema de dunas interioranas do pleistoceno;

  • Garantir a preservação de espécies endêmicas e em vias de extinção da fauna e flora local como o caxundé (Allagoptera brevicalyx), Licuri (Syagrus schizophyla) e o Pau D`Arco branco (Tabebuia elliptica) e ameaçadas de extinção da fauna como o calango do abaeté (Ameivula abaetensis), Apuim-de-costas-pretas (Touit melanota), Olho-defogo (Pyriglena atra), Subindeira-de-bigode (Xiphocolaptes falcirostris);

  • Permitir uma convivência harmônica entre a preservação dos recursos naturais e as comunidades circunvizinhas do Litoral Norte;

  • Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e do ecoturismo em áreas de restinga;

  • Proporcionar à comunidade espaço livre para uso cultural, educacional, recreativo e de lazer;

  • Promover a Educação Ambiental das comunidades litorâneas.

Comentários com Facebook

comentários

Sobre Ipitanga

Ipitanga, rio vermelho para os índios. RMS Notícias by Lauro de Freitas. Curta!

Veja Também

[Vídeo] ‘Ajude Lety A Voltar A Sorrir’, por tratamento de dermatite atópica

Sem assistência do governo da Bahia, de Rui Costa, dona Janete Vasconcelos do Vale, mãe ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *