segunda-feira , 23 outubro 2017
Home / RMS / Camaçari / Licitação para linhas metropolitanas será lançada até dezembro
Teste Metrô Estação Pituaçu/ Mussurunga Foto: Elói Corrêa/GOVBA

Licitação para linhas metropolitanas será lançada até dezembro

Durante reunião ocorrida na tarde desta terça-feira (10), na sede do Ministério Público da Bahia, no Centro Administrativo, o Governo do Estado garantiu que as linhas que fazem o transporte dos moradores da Região Metropolitana (RMS) até a capital, serão totalmente licitadas, regulamentadas e integradas ao Metrô, até dezembro.

A reunião, que também discutiu a situação dos rodoviários que trabalham no sistema metropolitano, foi fundamental para que esclarecimentos fossem feitos. “O estudo que está sendo realizado sobre o valor da tarifa, a readequação do trajeto e a concessão das novas linhas metropolitanas minimizam a possibilidade de eventuais desempregos”, ressaltou o secretário estadual da Casa Civil, Bruno Dauster.

Com a reestruturação do sistema, “irá aumentar o número de linhas, diminuir os gastos, por conta da redução do trajeto, o que ajuda a equilibrar economicamente a estrutura. Além disso, o tempo de espera dos passageiros vai reduzir, beneficiando a população”, destaca Dauster. “A viagem que levaria uma hora, pode passar a ter meia hora apenas, pois as linhas que alimentam principalmente o Metrô, não precisarão mais ficar mais tempo no trânsito de Salvador. Diminuir trajeto é diminuir gasto”, explicou o secretário.

“Estamos realizando o trabalho da nova configuração do transporte metropolitano que atende Salvador, que será todo redesenhado, com mudanças nas linhas que atualmente atendem à população da RMS, e, obviamente, haverá impacto, mas não deixarão de atender à população da RMS”, afirmou Eduardo Pessoa, diretor da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, transportes e Comunicações (Agerba), órgão que regulamenta o transporte metropolitano por ônibus.

Com essa licitação, a fiscalização será mais efetiva: “estamos adquirindo um sistema novo, que faremos a fiscalização através de GPS, identificando os veículos com atraso ou com algum problema”, completou Pessoa. Para ampliar a fiscalização atual, 60 novos servidores devem assumir suas funções a partir do dia 18.

A reunião também contou com a presença de representantes dos municípios da RMS e de Salvador, de sindicatos de empresas de ônibus e dos rodoviários. O encontro foi mediado pelos procuradores do Ministério Público da Bahia, Rita Tourinho, Adriano Assis e Cristina Seixas.

Integração

Desde 1º de outubro, já está vigente a integração plena entre ônibus metropolitano, metrô e ônibus urbano. O terminal Mussurunga passa a ser a parada final os ônibus metropolitanos que entram em Salvador pela Av. Paralela e o terminal de Pirajá, para as linhas que acessam a capital pela BR 324. Com isso, os passageiros podem seguir viagem usando o metrô e ônibus urbano, pagando apenas uma passagem.

Comentários com Facebook

comentários

Veja Também

Residente em pediatria está entre os oito presos na Bahia em operação contra pedofilia

Residente em pediatria está entre os oito presos na Bahia em operação contra pedofilia. Parte ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Compartilhe o link, os ipitangueiros agradecem!