domingo , 25 Fevereiro 2018
Home / RMS / Lauro de Freitas / Lauro de Freitas: Prefeitura finaliza “Operação Carnaval” com números positivos
Prefeitura finaliza "Operação Carnaval" com números positivos
Foto: Divulgação

Lauro de Freitas: Prefeitura finaliza “Operação Carnaval” com números positivos

Os foliões, tanto turistas quanto munícipes que vieram curtir o Carnaval 2016 em Lauro de Freitas, puderam contar com uma estrutura de segurança e conforto, montada pela Prefeitura Municipal de Lauro de Freitas (PMLF). A “Operação Carnaval” envolveu um efetivo reforçado e ações estratégicas das superintendências e departamentos da Secretaria de Trânsito, Transporte e Ordem Pública (Settop).

Prefeitura finaliza "Operação Carnaval" com números positivos
Foto: Divulgação

Fiscais da Superintendência de Trânsito, Ordem Pública, Departamento de Transportes, além dos Guardas Municiais e Salva-Vidas trabalharam em regime de plantão, tanto no circuito da festa, que aconteceu entre a sexta-feira (5) e segunda-feira (8), quanto na “Operação Verão da Gente”.

Superintendencia de Trânsito registra queda de 62% dos acidentes durante o carnaval

Superintendência de trânsito registra queda de 62% dos acidentes durante o carnaval de 2016, em comparação ao mesmo período de 2015. Com movimento de veículos intenso no período, foram registrados 13 acidentes, sendo seis com vítimas, nenhuma fatal. Foram dois na Estrada do Coco e o restante nas vias internas da cidade. No mesmo período de 2015, foram registrados 34 acidentes, sendo cinco com vítimas. Do total, 20 foram na Estrada do Coco, (época em que ainda não existia fiscalização eletrônica, com os radares). O restante ocorreu nas via internas.

Os agentes de trânsito da Settop trabalharam em pontos fixos estratégicos e em patrulhamento pelas principais vias do município.


Departamento de Transportes notifica mais de 30 ônibus e vans de excursão irregulares

O Departamento de Transportes empregou 20 fiscais, sendo 12 na “Operação Cuidando do Verão” e oito no circuito de Carnaval. Foram montadas quatro barreiras em pontos estratégicos, além do patrulhamento de áreas. No circuito do Carnaval de Lauro de Freitas, não foi registrada nenhuma intercorrência pelo departamento. Porém nas regiões próximas as praias, foram realizadas 40 abordagens com uma média de 30 ônibus e vans notificados por realizarem excursões clandestinas para as praias de Ipitanga, Buraquinho e Vilas.

Guarda Municipal registra Carnaval de Paz em Lauro de Freitas

Para reforçar a segurança de todos durante os dias de Carnaval em Lauro de Freitas, tanto no circuito quanto nas praias, a Guarda Municipal empregou um efetivo de mais de 50 guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE), Grupamento Ambiental de Lauro de Freitas (Galf) e Rondas de Lauro de Freitas (Rondalf) que tiveram o foco no trabalho preventivo.

Apenas uma ocorrência foi registrada pela Guarda Municipal (GM). Um desacato a funcionário público, que foi encaminhado a 23ª Delegacia Territorial.

Guardas atuaram em sistema de patrulhamento dentro e fora circuito, além de prestar apoio a Superintendência de Ordem Pública (Suop) durante a fiscalização do comércio informal e poluição sonora após a festa.

O Carnaval de Lauro de Freitas foi considerado tranquilo e nenhuma arma, garrafas de vidro ou objeto perfurcortante foi apreendido. Além da segurança no circuito do Carnaval, a Guarda Municipal atuou também na “Operação Cuidando do Verão”, realizando patrulhamento em toda extensão das praias do município.

Departamento de Salvamento Aquático foca na prevenção de afogamentos

As ações preventivas foram a maior estratégia dos agentes de Salvamento Aquático para evitar afogamentos na costa praiana de Lauro de Freitas durante os cinco dias de Carnaval, quando o movimento triplicou. Foram realizados em toda extensão, entre a praia de Ipitanga (a partir do Centro Pan-Americano de Judô), e a praia de Buraquinho, 13 resgates de afogamentos. Cinco em Ipitanga, cinco em Buraquinho e três em Vilas do Atlântico. Todas as vítimas saíram ilesas. Os salva-vidas patrulharam a beira da praia e realizaram diversas abordagens e orientações a banhistas, o que evitou afogamentos.

Durante os cinco dias, sete crianças se perderam de seus pais ou responsáveis e foram acolhidas pelos salva-vidas e posteriormente entregues aos responsáveis. Um dessas crianças foi um garoto de cinco anos, que veio com os pais da cidade de Jaguaquara em São Paulo. O menino se perdeu na praia de Vilas do Atlântico e foi encontrado e acolhido por salva-vidas na praia de Ipitanga, região da barraca de Cota. Ele foi devolvido aos pais horas depois pelos salva-vidas.

O efetivo dos agentes de salvamento aquático foi reforçado durante “Operação Carnaval”, principalmente em locais que o banho de mar oferece mais risco, onde foram instalados postos provisórios. Trabalharam 36 salva-vidas na costa de Lauro de Freitas, além da prainha de Areia Branca, onde também o quadro foi reforçado com três agentes de salvamento aquático.


Superintendencia de Ordem Pública Ordena Comércio Informal no Circuito e nas praias

Fiscais da Superintendência de Ordem Pública (Suop) realizaram o ordenamento de ocupação de espaços públicos e comércio informal no circuito do carnaval e na “Operação Cuidando do verão”. O efetivo da Suop, que também foi reforçado, ainda fiscalizou e notificou casos de poluição sonora, com apoio da Guarda Municipal e Polícia Militar.

Para o secretário Gilmar Oliveira o resultado positivo das ações se deve ao empenho dos servidores e a cooperação dos munícipes. “Todos unidos pela melhoria dos serviços. Nosso empenho com a ajuda da população resulta em trabalho eficiente”, disse.

Comentários com Facebook

comentários

Sobre Ipitanga

Ipitanga, rio vermelho para os índios. RMS Notícias by Lauro de Freitas. Curta!

Veja Também

Traficantes são presos em flagrante em Lauro de Freitas

A Guarnição do PETO, 52ª Companhia Independente da Polícia Militar (52ª CIPM), nesta quinta-feira (22) ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *