segunda-feira , 23 outubro 2017
Home / Educação / Estudantes participam de simulado do Enem
Foto: Claudionor Jr/Educação

Estudantes participam de simulado do Enem

Duzentos e oitenta estudantes do 3º ano do Ensino Médio e do 4º ano da Educação Profissional, do Colégio Estadual Edvaldo Brandão, localizado no bairro de Cajazeiras, em Salvador, puderam nesta segunda-feira (18) testar seus conhecimentos e vivenciar o clima da avaliação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que acontece nos dias 5 e 12 de novembro deste ano. Por meio de um simulado, os alunos realizaram a avaliação, que contou com todas as orientações e regras exigidas, como conteúdo e formato das questões, horário de início da prova, período para a realização e documentos necessários.

Para o estudante do 3º ano, Juan Carlos Sampaio, 17 anos, a atividade proporciona maior confiança para a realização das provas. “Gostei da experiência porque é um aprendizado para fazer a avaliação. Isto também ajuda a complementar o trabalho realizado pelos professores em sala de aula quando debatemos questões voltadas à avaliação e para a estrutura das provas”.

Foto: Claudionor Jr/Educação

Aluna do 3º ano, Cleisla Sacramento, 17, disse que o simulado deixa o candidato mais confiante. “É bom para adquirirmos experiência do que é o Enem, para que evitemos algum nervosismo desnecessário e não fiquemos perdidos na hora de responder as questões. Também podemos treinar nosso desempenho dentro do período da prova, o que é muito bom”.

Segundo o professor de Física, Jorge Lúcio Rodrigues, as atividades de preparação do Enem continuam até a semana anterior às provas. “Além do trabalho realizado em sala de aula, onde discutimos provas anteriores, vamos analisar as respostas do simulado para percebermos a maior carência dos estudantes. A partir daí, realizaremos um aulão, em outubro, dando maior ênfase a essas questões.
A diretora da unidade escolar, Firmina Azevedo, ressaltou que o trabalho desenvolvido pela escola, na preparação para o Enem começa com os alunos do 1º ano. “No início do Ensino Médio já iniciamos algumas intervenções neste sentido, como a realização dos ‘simuladinhos’. Também fazemos as Feiras das Profissões, os simulados e aulões, que, nos últimos anos, mostram uma melhora no desempenho dos estudantes nas avaliações”.

Plataforma Edux

Além das ações e projetos desenvolvidos em sala de aula, a Secretaria da Educação do Estado adota outras estratégias para contribuir nesta preparação dos estudantes para o Enem, entre elas, o Módulo Edux (Click aqui, para acessar), plataforma que disponibiliza diversos conteúdos, a exemplo de questões, videoaulas, simulados, chat e outros artifícios interativos. A iniciativa contempla alunos do 3º ano do Ensino Médio cadastrados na plataforma, em uma parceria entre a Secretaria da Educação com a empresa Liceu Virtual, a operadora OI e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIieb).

A secretaria também disponibiliza mais de cinco mil conteúdos digitais educacionais abrigados no Ambiente Educacional Web, no Portal da Educação (Click aqui, para acessar), entre os quais estão vídeos, imagens, áudios, textos, planilhas e sequências didáticas, de diversos assuntos, que podem ser utilizados de forma gratuita por estudantes e professores.

Fonte: Secretaria da Educação do Estado

Comentários com Facebook

comentários

Veja Também

Residente em pediatria está entre os oito presos na Bahia em operação contra pedofilia

Residente em pediatria está entre os oito presos na Bahia em operação contra pedofilia. Parte ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Compartilhe o link, os ipitangueiros agradecem!